sábado, 5 de setembro de 2009

KDE Desktop

Depois de muito usar o Gnome, fiz a migração para o KDE, que é a mesma interface que uso no trabalho.

#apt-get install kubuntu-desktop

Após baixar vários pacotes, surge uma nova interface no login, mas continuou logando no Gnome, fiz logoff e tem a opção para escolher entre o gdm (Gnome) ou kdm (KDE).

O KDE falou que iria atualizar a versão da distribuição, pois ainda estava com a 8.04. Demorou quase um dia, pois minha Net é só 500kbps, a atualização disse que removeria vários pacotes que não estavam sendo utilizados. Aí surgiram vários problemas:

  • O pior de todos, o Opera 10 ficou instável, mesmo com a release oficial ficava travando, voltei para a 9.64. Porém páginas com flash não rodam;
  • Kopete: webcam parou de funcionar, instalei v4l e mais algumas coisas e voltou. Yahoo não conectava, mudei o server para cn.scs.msg.yahoo.com e voltou;
  • O leitor de cartões parou de funcionar (pendente);
  • O touchpad não achei como desativar o clique e deixar só no botão.

Bem, pelo menos o LED da Wireless agora está funcionando.

Vou esperar sair a 9.10 para reinstalar do zero e ver se tudo volta a funcionar.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Opera 10 e flash plugin

As páginas com componentes flash começaram a travar depois que atualizei o plugin do flash 10 que está disponível no site da adobe. Resolvi instalar o Opera 10 pra ver se resolvia o problema. Baixei a versão tar.gz. Nada de funcionar. Verificando os plugins (menu Ferramentas > Preferências e depois na aba Avançado, na configuração do conteúdo, há um botão para configurar os plugins, estava usando o do mozilla, que era versão 9, mudei pra usar o da adobe e aparentemente resolveu.

quarta-feira, 18 de março de 2009

IRPF 2009

Chegando a época de declaração, baixei os arquivos no site da Receita e fui instalar, só deu erro. Passado algum tempo tentei instalar novamente e o IRPF2009 funcionou, mas o ReceitaNet não. Muito sinistro, mas fuçando no orkut acabei descobrindo. Vamos ao roteiro:

  1. Baixe os programas do site www.receita.fazenda.gov.br;
  2. Adicione as permissões de execução nos arquivos (#chmod 755 file.bin);
  3. Verifique qual versão do java você está usando e se necessário, deixe o da SUN como padrão (#update-alternatives --config java)
  4. Instale os programas (#./file.bin)
  5. No meu caso, como usei um usuário administrador para a instalação, foi preciso trocar as permissões das pastas para que eu pudesse escrever nelas, isto é, salvar as declarações;
  6. Após a transmissão, não consegui imprimir diretamente, tive que abrir a declaração e selecionar a opção PDF, tbm selecionei essa opção para a impressão do recibo.

Vale a pena conferir tudo que foi digitado, pois acabei verificando valores maiores (acréscimo dos ,00) ou falta de informação (não salvou, talvez faltou sair do campo).

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Calculando Hash de arquivos

Para calcular Hash de arquivos no Windows pode-se utilizar o FCIV ou diversos freewares. No linux, podemos usar o gnupg para tal finalidade. Primeiro instalamos ele:

#apt-get install gnupg

Após instalado, usamos o comando gpg para chamar o programa. Para gerar MD5 do arquivo teste.txt, basta usar o seguinte comando:

$gpg --print-md md5 teste.txt

Para gerar o SHA1 ou RIPEMD160, usamos, respectivamente, os seguintes comandos:

$gpg --print-md sha1 teste.txt

$gpg --print-md ripemd160 teste.txt

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Customizando a imagem de boot

Removi o pacote dellartwork e estava dando uma mensagem de erro toda vez que ligava o notebook. Daí resolvi arrumar a imagem de boot.

Criei uma imagem 640x480 e converti ela para 14 cores. Para isso vc pode usar o seguinte comando:

$convert -resize 640×480 -colors 14 imagem.png Splash.xpm

Depois basta compactar o arquivo com o seguinte comando:

$gzip Splash.xpm

Mova o arquivo para a partição de boot (tem q ser root) e pode ser que não exista o diretório abaixo, faça como achar melhor.

#mv Splash.xpm.gz /boot/grub/splashimages

Depois, acerte o link para a nova imagem.

#rm /boot/grub/splash.xpm.gz

#ln -s /boot/grub/splashimages/Splash.xpm.gz /boot/grub/splash.xpm.gz

#updage-grub

Depois é só curtir a personalização.